Diretores

Diretores 2013
ANDREZA RODRIGUES


















EDEMI JR.


















Diretores 2012
LIANA FERRAZ

Liana Ferraz
é bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp e Doutoranda em Artes pela mesma instituição. Como atriz, já participou de diversas montagens teatrais com diretores como Marcelo Lazzaratto, Matteo Bonfitto e Rubens Britto, recebendo prêmios e indicações em festivais de teatro que participou. Como arte educadora já ministrou oficinas de iniciação teatral, trabalhou em escola e atualmente é diretora da Cia. de teatro Vizinho Legal (projeto social da Roche Farmacêutica). Como pesquisadora já publicou trabalho e participou de congressos por sua pesquisa na área de expressão vocal. Atualmente, está em estágio docente nesta área no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Como dramaturga, participou de workshops com dramaturgos contemporâneos, como Jéan-Pierre Sarrazac e realizou algumas adaptações de textos não dramáticos para a cena, como em “Santiago morto” (baseado na obra “Crônica de uma morte anunciada” de Gabriel García Márquez), espetáculo realizado pelo grupo Estação Teatro, onde trabalha como atriz, dramaturga e diretora.

WALLYSON MOTA

 Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem formação complementar através do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI. Atuou em “Alice Através do Espelho”, com o grupo Phila7 (2010) e é assistente de direção de Marcelo Lazzaratto na Cia Elevador de Teatro Panorâmico: “Do Jeito Que Você Gosta”, de William Shakespeare (espetáculo indicado ao Prêmio Shell na categoria especial de pesquisa e projeto de criação) e remontagem de “A Hora Em Que Não Sabíamos Nada Uns Dos Outros” – Festival Internacional de Rio Preto 2010.







JACQUELINE OBRIGON - Diretora 2011





















DANILLO MORENO - Diretor 2010 

Danillo Moreno bacharel em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE. Tem formação complementar através Curso Técnico de Formação de Ator pela Escola de Teatro Martins Penna – RJ.


Professor no Núcleo de Assessoria e Consultoria Educacional - disciplinas voltadas para o ensino de Artes (Teatro e Danças). Atuou com Instrutor   para reciclagem de Docentes do Ensino Fundamental ao Médio, nas cidades de Recife e cidades de Alagoas, em 2002.
Participou como Coordenador do Núcleo de Artes e Culturas e Professor de Teatro  do Projeto Social – TÔ LIGADO – EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR para crianças e jovens de 08 a 18 anos, em 2004 e 2007 no Rio de Janeiro em Santa Tereza.
Atuou no espetáculo JOGOS DE MASSACRE com direção de EDUARDO GAMA em 2005 no Rio de Janeiro.
Atou no Musical SAMBA DA MINHA TERRA – que contava a história de formação do samba em 2006 com direção de ANTÔNIO KAMEWALE, no Rio de Janeiro.
Participou da Grande Ópera escrita por Luis Antônio Martinez Corrêa – OS SERTÕES em 2007, com direção de MARCELO DRUMOND – Teatro Oficina.
No cinema atuou no filme – A MÁQUINA – Direção de João Falcão em 2005 e Cleópatra – Direção de Julio Bressane em 2008.
Atou na peça – QUERÔ – UMA REPORTAGEM MALDITA em 2009., encenada como grande musical de 40 atores, comemorando os 10 anos da norte do dramaturgo –
PLÍNIO MARCOS pelo  GRUPO FOLIAS DA ARTE – Direção de Marco Antônio Rodrigues,  em São Paulo.
Participação na primeira etapa da pesquisa de construção do espetáculo África-Brasil – Mitos de Morte e Renascimento em 2010.
Artista orientador e Diretor do Projeto Companhia Vizinho Legal em 2010 e 2011, participando de dois trabalhos – MALEDICÊNCIA de JANDIRA MARTINI e Gira Mundos de Autoria Coletiva.
Danillo Moreno foi uma pessoa que fez da vida sua maior obra. Sua obra de arte em processo, a VIDA, uma experiência que ele não compartilhou com poucos. Foi um amante das artes na sua breve trajetória de vida!



DAVES OTANI - Diretor 2009
 
daves1 Daves Otani é ator formado em Artes Cênicas pela UNICAMP em 95 e Mestre em Artes pela mesma universidade em 2006, tendo pesquisado a interpretação teatral e seus mecanismos criativos à luz do próprio trabalho na Boa Companhia, dissertação intitulada “O Ator em Jogo”, orientado por Márcio Aurélio. É doutorando pela mesma universidade, sob orientação de Eusébio Lobo. Trabalha como iluminador e produtor do grupo desde sua fundação.
Fez, com a Boa Companhia, os espetáculos ESPERANDO GODOT (de Bekcett, com direção de Marcelo Lazzaratto), MISTER K E OS ARTISTAS DA FOME(de Kafka , adaptado por Cristine Rohrig), PRIMUS ( da obra de Kafka), SR. PUNTILA E SEU CRIADO MATTI (de Brecht), A DAMA E OS VAGABUNDOS (musical de Moacir Ferraz), LOVE ME (vários autores), DOROTÉIA (de Nelson Rodrigues ) O BANQTE (da obra de Qorpo Santo), entre outros, na maioria dirigidos por Verônica Fabrini, diretora artística da Companhia.
Atuou como ator em WERTHER (dirigido por Márcio Tadeu, com os Benditos e Malditos) e em PRIMEIRAS ESTÓRIAS (de Guimarães Rosa, dirigido por João das Neves).
Atuou na novela O Rei do Gado, dirigida por Luís Fernando Carvalho. Faz filmes para o mercado publicitário.
Foi professor de teatro no Acadêmico – COC Limeira de 1999 a 2006. Foi professor de Interpretação Teatral no Conservatório Carlos Gomes, dentro do Curso Profissionalizante de atores (2008/ 2009), lecionou também Expressão Vocal. Ele foi coordenador artístico do Projeto Vizinho Legal Cultura, da Roche Farmacêutica, onde ele dirigiu as peças "Lindo de Morrer" de Christopher William Hill e a " A Outra" Criação do grupo em 2009. Ministrou aula de interpretação no curso de Artes Cênicas da Faculdade Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.
Em 2009, participou do V Moscow International Theatre Festival of Student and Postgraduate Performances “Your Chance”, em Moscou, Rússia, com o espetáculo PRIMUS. Ministrou também Master Class dentro do mesmo evento, com a Boa Companhia. Ainda em 2009 estreou o espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA, uma criação em parceria com Eduardo Osório, inspirado em Chaplin, Brecht e Goya, produzida pela Boa Companhia, espetáculo premiado pelo FICC/ Fundo de Incentivos Culturais de Campinas. 


CÉSAR NEGRO - Diretor 2008




















MARCELLO AIROLDI - Diretor 2007


Há seis anos é integrante do premiado grupo Teatro Ventoforte. Em 2006, participou Festival Mundial de Teatro e Música da Holanda, com o espetáculo Bodas de Sangue, vencedor de 2 prêmios Shell em 2005 – melhor música e cenário.
No grupo, além de participar como ator de espetáculos de repertório, escreveu e dirigiu A Casa do Gaspar, ou Kaspar Hauser, o órfão da Europa, em 2007, além de participar como ator da nova montagem Se o mundo fosse bom, o Dono morava nele, baseado em A Pena e a Lei, de Ariano Suassuna.
Dirigiu e atuou nos espetáculos do extinto Teatro de Viés: Macário, de Álvares de Azevedo; e o infantil Medo de
Vassoura, de André Collazzi. Com o seu núcleo de pesquisas, Teatro de Perto, apresenta o monólogo Café com Torradas, de Gero Camilo, em que atua e dirige.
Participou como intérprete dos espetáculos Pedra no Rim e O Beijo da Última Hora, de Leo Lama, Jung e O Casamento (peça em que recebeu indicação de melhor ator na 13ª edição do Festival Universitário de Blumenau), com direção de Marinho Piacentini.
Recebeu prêmio de melhor direção pela peça Macário (Projeto Viva Cultura da Secretaria do Estado da Cultura -1993) e pelo espetáculo Café com Torradas, na 9ª edição do Festival de Monólogos de Piedade em 2002.
Dirigiu os projetos Contos na TV e Contos no Rádio, na Secretaria de Cultura de Barueri, trabalhos de vídeo e áudio com obras da literatura brasileira e estrangeira, além de Odisséia, de Homero, espetáculo multimídia
apresentado para mais de 20 mil jovens no Teatro Municipal de Barueri. Foi diretor do Departamento de Cultura de Barueri de 1997 a 2006. Foi integrante do Vento Forte
Atua como professor de teatro desde 1990, e atualmente ministra aulas no colégio Waldorf Micael, além de dirigir a Cia. de Teatro Vizinho Legal, que faz parte do projeto Conexões da Cultura Inglesa e British Council, com adolescentes que participam de um programa social da Roche Farmacêutica. Onde ele dirigiu a peça "Meio-Fio" de Marcelo Rubens Paiva em 2007. E em 2010 fez a Novela da Rede Globo "Viver a Vida".



LEANDRO OLIVA - DIRETOR GERAL desde 2007

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Superior: Universidade Mackenzie
curso - Administração de Empresas, com especialização em Marketing, concluído em dez/1995
Outros Cursos
Gestão de Organizações do Terceiro Setor, concluído em junho/2009, Fundação Getúlio Vargas
Organizador de Eventos, concluído em dezembro/2003, SENAC
Teatro: Teatro Escola Célia Helena, concluído em janeiro/1995
Fotografia: Focus, concluído em dezembro/1997
Dança: experiência com Ivaldo Bertazzo, Jaime Arôxa, Antonio Nóbrega e Kika Sampaio
Inglês: Fluente
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS:

- Desde 2010, quando concebeu e desenvolveu a Área de Relacionamento com a Comunidade do Espaço de Investigação Artística Casa Tomada (www.casatomada.com.br), atua como Consultor e Gestor de Projetos Sócio-culturais deste espaço;
- Desde 2009, é membro integrante do Grupo Articulador do bairro Jaguaré e interlocutor no Projeto Plataforma dos Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF;
- Desde 2007 atua como Coordenador Geral da Área Cultural do Programa Social Vizinho Legal - da empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
- Avaliador de projetos sociais da Equipe de Triagem Técnica da Seleção Pública de Projetos do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, julho/2010
- Coordenador Geral do Projeto Sempre Fernão – Artes Cênicas, realizado na escola pública Fernão Dias, em Pinheiros, 2008/2009;
- Educador e organizador de eventos do Projeto Vizinho Legal Cultura, de 2002 a 2006;
- Educador da Fundação Gol de Letra, de 1999 a 2000.
O Programa Social Vizinho Legal - com atividades de dança, música, teatro, cinema, inglês e orientação familiar - atende crianças, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social do bairro Jaguaré, na cidade de São Paulo.
Experiência em gestão de pessoas e gestão de projetos, seleção e treinamento de profissionais, team building, monitoramento e avaliação de resultados, controle orçamentário, coordenação pedagógica, criação, produção e organização de eventos, ações com voluntariado, estabelecimento de parcerias com setor público e privado, rotinas administrativas e gerenciamento da sede do programa.
Em 2010, participou como palestrante convidado do IV Encontro Nacional do Projeto de Mobilização de Recursos da Fundação Fé e Alegria, da IV Mostra FIESP/CIESP de Responsabilidade Socioambiental, como congressita, do VI Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado – Visões para 2020, Antídoto – 5ª. Mostra Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, Seminário sobre Experiências em Desenvolvimento de Base – Aliança GIFE RedE América Brasil e do treinamento O Desafio da Atuação Social x Interdisciplinaridade: da concepção de um projeto à prática social.
Em 2009, participou da III Mostra FIESP de Responsabilidade Socioambiental, do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade e do Seminário de Educação Popular e Formação de educadores em projetos sociais. Em 2008, participou do V Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Em 2007, participou do Seminário Internacional de Democratização Cultural, realizado pelo Instituto Votorantim, da I Mostra FIESP de Responsabilidade Socioambiental, IV Seminário Teorias e Práticas Sociais com crianças e adolescentes por uma cidade educadora, Semana da Criança e do Adolescente, II Semana da Arte Educação, Fórum Internacional de Economia Criativa e Programa Educação de Valor.
PARTICIPAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO:
- Em 2006 realizou consultoria de Recursos Humanos para a Escola de Educação Infantil Professor Oscar Castello Branco;
- De 1999 a 2009 atuou como arte-educador de teatro, dança e expressão corporal em diferentes instituições, como FAAP (2008/2009), Escola Chateaubriand (2003), Teatro Escola Célia Helena (1999 a 2002), Casa do Teatro (1999 a 2001), SENAC (2001) e Instituto Laramara, workshop para deficientes visuais (1999).
- Dirigiu os seguintes espetáculos: Crescer – Cenas de Fases da Vida (Programa Vizinho Legal/ 2011), Cidade-Caos, Tecendo Identidade (FAAP/2009), Aos Malandros (Programa Vizinho Legal/2008), Crê-Ser (FAAP/2008), Feliz Aniversário (Teatro Folha e Teatro do Centro da Terra/2006), Aos Malandros e Geração 80 (Escola Chateaubriand/2003) e Corpo Líquido (Teatro Escola Célia Helena/2000)
COORDENAÇÃO E EVENTOS:
- Idealizador, criador e organizador de eventos de pequeno, médio e grande porte do Programa Social Vizinho Legal, desde 2006;
- Produtor executivo de espetáculos musicais e teatrais (de 1999 a 2009) com, Cia Soma, Sérgio Britto, Maitê Proença, Sueli Franco, Balé Guaíra, Antonio Nóbrega, Rosane Almeida e outros;
- Coordenador de Eventos, Marcelo Bacchin Festas, de agosto/2005 a março/2006;
- Criador e realizador da Multiexposição “O Corpo Multifacetado”, realizada em dezembro/2003 no SENAC Francisco Matarazzo;
- Produtor e Consultor Artístico – Prêmio Qualidade Brasil, produção IQS, realizado em 2005, no Claro Hall/RL e Via Funchal/SP em outubro e novembro/2004; no Credicard Hall/SP e no Claro Hall/RJ em outubro e novembro/2003; no Credicard Hall, em 2002 e no Monte Líbano,em 2001;
- Criador e realizador do Evento dos Profissionais das Artes, realizado no Teatro-escola Célia Helena, semestralmente, de 2000 a 2002. Desde então, este evento faz parte do calendário desta instituição.
Na área corporativa, realizou eventos para clientes como Escola Superior de Artes Célia Helena, AMBEV, Makeni Chemicals/Abrafati, Empresas de Petróleo Ipiranga, Crysler/Mercedes, Decision Warehouse, Bradesco Seguros, LG Eletronics e Volkswagen.
OUTRAS EXPERIÊNCIAS:
De 1998 a 2009, também trabalhou como ator, diretor e assistente de direção em TV (SBT: Participação na novela Vende-se um véu de noiva, 2009; TV GLOBO: Programa Por toda a Minha Vida – Adoniran Barbosa, gravado em 2008 e exibido em 2010, série Corpo em Movimento, no Programa Fantástico, 2008, novela Da Cor do Pecado, 2004), teatro (diretores como Bruno Barreto, Ariela Goldmann, William Pereira, Nelson Baskerville), campanhas publicitárias, espetáculos e produções de dança.